NÃO CUSTA TENTAR

por ANNA MARINA

O médico Ivan Coelho Maciel me mandou uma lista de conselhos para melhorar a qualidade de vida, recolhidos em um compêndio publicado pelas universidades de Harward e Cambridge. Como são bem simples de seguir, passo para os leitores:

1. Tome um copo de suco de laranja por dia, para aumentar o ferro e repor a vitamina C.
2. Salpique canela no café (mantém baixo o colesterol e estáveis os níveis de açúcar no sangue).
3. Troque o pãozinho tradicional pelo pão integral, que tem quase quatro vezes mais fibra, três vezes mais zinco e quase duas vezes mais ferro que o pão branco.
4. Mastigue os vegetais durante mais tempo. Isso aumenta a quantidade de químicos anticancerígenos liberados no corpo. Mastigar libera sinigrina. E quanto menos se cozinha os vegetais, melhor efeito preventivo terão.
5. Adote a regra dos 80%: sirva-se de menos 20% da comida que ia ingerir.
6. Evite transtornos gastrintestinais, o que prolonga a vida e reduz o risco de diabetes e ataques de coração.
7. O futuro está na laranja, que reduz em 30% o risco de câncer de pulmão.
8. Faça refeições coloridas como o arco-íris. Coma uma variedade de vermelho, laranja, amarelo, verde, roxo, branco em frutas e vegetais, o que cria melhor mistura de antioxidantes, vitaminas e minerais.
9. Coma pizza. Mas escolha as de massa fininha. O licopeno, que é um antioxidante existente nos tomates, pode inibir e ainda reverter o crescimento dos tumores. Além disso, é melhor absorvido pelo organismo quando os tomates estão em forma de molhos para massas ou para pizza.
10. Limpe sua escova de dentes e troque-a regularmente. As escovas podem espalhar gripes e resfriados e outros germes. Por isso é recomendável lava-las com água quente pelo menos quatro vezes por semana.
11. Realize atividades que estimulam a mente e fortaleçam sua memória. Faça alguns testes ou quebra-cabeças, palavras-cruzadas, aprenda um idioma. Leia um livro e memorize parágrafos.
12. Use fio dental e não mastigue chicletes. Acredite ou não, uma pesquisa concluiu que as pessoas que mastigam chicletes têm mais possibilidade de sofrer de arteriosclerose. Usar fio dental pode acrescentar seis anos a sua idade biológica, porque remove as bactérias que atacam os dentes e o corpo.
13. Ria. Uma boa gargalhada é um “miniworkout”, um pequeno exercício físico: 100 a 200 gargalhadas equivalem a 10 minutos de corrida. Baixa o estresse e acorda células naturais de defesa e os anticorpos.
14. Coma como um passarinho. A semente de girassol e as sementes de sésamo nas saladas e cereais são nutrientes e antioxidantes.
15. Como chocolate. Duas barras por semana estendem a vida por um ano. O amargo é fonte de ferro, magnésio e potássio.
16. Pense positivamente. Pessoas otimistas podem viver até 12 anos mais que os pessimistas, que além disso pegam gripes e resfriados mais facilmente.
17. Seja sociável. Pessoas com fortes laços sociais ou redes de amigos têm vidas mais saudáveis que as pessoa solitárias ou que só têm contato com a família.
(Estado de Minas, Cultura, 06 de outubro de 2008)

Nenhum comentário: